sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Paraísos no sul da Bahia: Trancoso e Arraial D'Ajuda

Dizer que o litoral da Bahia possui destinos incríveis não é novidade, não é mesmo? Porém, dois lugares em especial chamam a atenção dos viajantes que se aventuram pelo sul do estado baiano. Trancoso e Arraial D'Ajuda, distritos de Porto Seguro, reservam lugares excepcionais!

Em setembro de 2013, resolvemos passar alguns dias em Trancoso, uma vila charmosa e muito frequentada no sul da Bahia. Foram 5 noites de hospedagem na Pousada Big Bambu, que na época ofereceu ótimo custo benefício (a hospedagem foi em um bangalô com capacidade para até 4 pessoas).

Chegamos na famosa vila em uma terça-feira à tarde. Aproveitamos o dia para conhecer o famoso Quadrado, espaço gramado que fica no centro da vila, rodeado de casas coloridas que abrigam lojas e restaurantes disputados. Ao final do Quadrado fica a igreja centenária e, logo atrás dela, um mirante com vista para o mar.

No dia seguinte, quarta-feira, saímos em direção às praias mais próximas da vila, que são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros. A primeira delas concentra barracas bem estruturadas, mas a segunda reserva maior beleza e piscinas naturais, que proporcionam banho de mar tranquilo.

Na quinta-feira foi dia de conhecer a famosa Praia do Espelho. A praia fica a alguns quilômetros de distância de Trancoso e a viagem é toda por estrada de chão. Chegamos a uma pousada onde existia um dos acessos à praia, deixamos o carro no estacionamento (na época, o valor cobrado foi de R$10) e descemos uma pequena trilha pela mata até chegar na exuberante Praia do Espelho, que possui várias barracas e restaurantes, além de espaços para descanso com puffs e redes.

Na sexta-feira decidimos ir a Arraial D'Ajuda. Conhecemos a região histórica da vila, que possui lojas de artesanato e uma bela igrejinha onde é possível amarrar uma daquelas fitinhas coloridas, muito parecido com o que ocorre no Senhor do Bonfim, em Salvador. Seguimos para a praia e decidimos ficar na Praia do Parracho, que oferece estrutura muito boa de bares e restaurantes.

No sábado, nosso último dia pela região, resolvemos ir à famosa Barraca Axé Moi, na Praia de Taperapuã, em Porto Seguro. A praia é bonita, mas nada se compara com a tranquilidade e o conforto que tivemos no dia anterior, por isso ficamos apenas alguns minutos e voltamos para Arraial, onde passamos o resto do dia.

Entre Trancoso e Arraial D'Ajuda, Trancoso é um melhor destino, sem dúvidas. A vila tem um ar tranquilo e requintado, sem falar nas praias que são ótimas. É um destino para o qual eu quero voltar quando for ao sul da Bahia.