sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Viajando de carro por Argentina, Chile e Uruguai - Parte II

Era hora de se despedir de San Pedro de Atacama e rodar 340 KM até o litoral do Chile. A cidade escolhida para parada no fim do sétimo dia (08/01) foi Antofagasta. No caminho, passamos pela Mano del Desierto, escultura famosa mundialmente. Chegando à cidade, nos deparamos com um lugar lindo - praias, belos prédios na orla e, para nossa surpresa, gigantes caminhões que faziam parte do Rallie Dakar, competição que estava passando pela cidade naquele dia. Tivemos problemas com hotel, por isso curtimos pouco a cidade, saímos apenas para jantar - não tivemos tempo de conhecer a La Portada, ponto turístico de Antofagasta.

O oitavo dia de viagem (09/01) nos reservava a maior distância entre duas paradas: 901 KM. A viagem de Antofagasta a La Serena, também no litoral chileno, foi cansativa e cheia de surpresas. Uma das surpresas, a melhor, foi a parada em uma das praias que avistamos pelo caminho, onde entramos no Oceano Pacífico mesmo com frio e mar bem agitado. A segunda surpresa não foi tão boa assim: ficamos sem gasolina depois de um trajeto de muitos quilômetros sem posto pela estrada. Problema resolvido, chegamos a La Serena já à noite e nos hospedamos em uma pousada na cidade vizinha Coquimbo (La Serena e Coquimbo parecem formar uma única cidade).

Um dos destinos mais esperados estava por vir. No nono dia da viagem (10/01), partimos de La Serena em direção à capital Santiago. Foram 475 KM percorridos tranquilamente, uma vez que as estradas do Chile são ótimas, principalmente ao redor de Santiago. Chegamos na capital e fomos direto para o hostel, no bairro de Providência, um dos principais da cidade. À noite, participamos de um "Pub Crawl", passando de bar em bar, até terminar a noite em uma balada que tocava "reggaeton", estilo musical bem comum na noite do Chile.

O décimo dia (11/01) foi de descanso das estradas. Ficamos em Santiago para conhecer a cidade, que tem vários atrativos turísticos. Começamos o passeio pelo "Parque Forestal" em direção ao "Museo de Arte Contemporaneo" e ao "Museo de Bellas Artes". Seguimos para o "Cerro Santa Lucia", parque no centro da cidade, e logo depois para o "Palacio de La Moneda", sede do governo federal chileno. Para fechar o dia, caminhamos até o "Mercado Central" onde ficam localizados vários restaurantes tradicionais de frutos do mar.

O décimo primeiro dia da viagem (12/01) também era um dos mais esperados. Apesar de apenas 364 KM de distância entre Santiago e Mendoza, na Argentina, esse trecho conta com uma das estradas mais bonitas do mundo, chamada "Los Caracoles", uma sequência espetacular de curvas na Cordilheira dos Andes. As belezas continuaram após as famosas curvas com grandes lagos e picos cobertos de gelo mesmo no verão. Chegando em Mendoza, de volta à Argentina, passamos por grandes vinícolas da região - uma pena que chegamos tarde, após 17h, e não conseguimos fazer nenhuma visita.

Os relatos a partir do décimo segunda dia eu continuo a fazer no próximo post - Parte III.